Além disso, o Governador chega a receber 3 vezes o seu salário com diárias.
O Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), nesse início de mandato gastou mais de R$ 1 milhão com servidores em viagens internacionais. Além disso, Castro já recebeu em sua conta bancária R$ 48 mil em viagens. O valor é o equivalente a três líquidos do governador.
Os valores superam os dos governadores anteriores do estado: Sergio Cabrasl e Wilson Witzel.
O atual chefe do executívo carioca ficou 24 dias afastado do cargo do palácio da guanabara devido as viagens e missões no exterior. No ano de 2023, o chefe do estado, já viajou para Nova Iorque duas vezes, Lisboa e Londres.
O Governador fluminense, tem um alto número de viagens desde que reeleito, logo após o pleito em 2022, Castro, tirou 10 dias de ferias e logo após retornar já viajou para Oxford, Inglaterra.
Em nota, o governo afirma que as missões oficiais “têm o objetivo de atrair mais investimentos e parcerias para acelerar o desenvolvimento da economia fluminense e ainda aumentar o fluxo de turistas no estado, gerando mais emprego e renda para a população”.
É importante destacar que, Castro não registrou os fins de semanas nas últimas viagens que ele fez, os embarques para retorno ocorriam em quintas, sextas ou sábados, segundo os dados oficiais.
O objetivo do governador desde que assumiu o palácio da guanabara, após retirada de Witzel, é ampliar sua imagem como liderança nacional.