Em operação, PF fecha garimpo ilegal no Pará e resgata trabalhadores em situação degradante

Imagem: PF

A Polícia Federal (PF) realizou nesta sexta-feira,12, a operação Lagoa Seca, que visa combater a extração ilegal de minério de ouro e crimes ambientais no Rio Maria, no Pará. Na ação, seis trabalhadores foram resgatados em situação degradante e uma pessoa foi presa em flagrante. A PF também cumpriu três mandados de busca e apreensão na zona rural de Rio Maria.

Ao chegarem na região que seria realizada a diligência, os policiais encontraram um garimpo ilegal de exploração de ouro em funcionamento. Os agentes imediatamente encerraram a produção do local.  

Na operação, um revólver foi apreendido, além de munições, uma escavadeira hidráulica, dois motores estacionários utilizados na prática ilegal e um caminhão. A arma apreendida estava no veículo do homem preso e com munições no porta-luvas. Ele foi identificado como dono do garimpo ilegal e poderá responder por posse ilegal de arma de fogo, crimes ambientais, usurpação de bens da União e redução de trabalhadores à condição análoga à escravidão.

Segundo a PF, os trabalhadores resgatados dividiam um barracão de lona que ficava próximo ao buraco do garimpo. O local não tinha banheiro e possuía uma cozinha improvisada e de chão batido. Os resgatados trabalhavam em jornada exaustiva e sem equipamentos de proteção individual. 

Raphael Lacerda: Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.