A fabricante brasileira de aeronaves Embraer anunciou nesta quinta-feira (11) a venda de até 250 jatos Praetor 500 para a empresa americana NetJets. O contrato, que inclui jatos executivos de médio porte, é avaliado em US$ 5 bilhões e as entregas estão programadas para começar em 2025.
A NetJets é uma empresa privada americana que oferece serviços de táxi aéreo para jatos executivos. A empresa já é cliente da Embraer desde 2010 e agora vai expandir sua frota com os novos jatos.
O Praetor 500 é um avião executivo com alcance longo, permitindo voos sem paradas de costa a costa nos Estados Unidos, principal mercado da NetJets. A Embraer destaca que é a aeronave mais rápida do segmento médio e é a única em sua categoria com controles completos de voo fly-by-wire.
Além da tecnologia, a aeronave oferece um interior luxuoso, com cabines amplas, acabamento de piso de pedra, lavatório a vácuo e grande bagageiro interno, destacando-se pelo conforto e praticidade.
A venda de até 250 jatos para a NetJets é um grande negócio para a Embraer, que enfrenta concorrência acirrada no mercado global de aviação executiva. A empresa espera consolidar sua posição no mercado com a venda de aeronaves de alto desempenho e tecnologia avançada para clientes exigentes em todo o mundo.