Polícia Federal inicia operação contra invasões em Terra Indígena Karipuna, em Rondônia

Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Homens da Polícia Federal deram início, nesta quinta-feira, 11, a uma operação para a retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia. Além de 80 policiais federais atuando no caso, a ação também conta com o apoio de servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo a PF, o objetivo das diligências é combater o desmatamento na Terra Indígena, como a extração ilegal de madeiras e a grilagem de terras.

Através de mapeamento, os policiais federais irão atuar em 12 principais pontos de alerta de desmatamento na região, além de 20 madeireiras e serralherias que funcionam no entorno da Terra Indígena.  De acordo com a instituição, os estabelecimentos da área comercializavam a madeira ilegal extraída da terra Karipuna através de um esquema de fraude de emissões e transferências simuladas de créditos virtuais do Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF), mediante a utilização de laranjas e planos de manejo fraudulentos em Rondônia e em outros estados.

Os materiais apreendidos, como maquinários e ferramentas, serão inutilizados e os responsáveis conduzidos à sede da Polícia Federal para, segundo a instituição, “adoção dos procedimentos cabíveis”. 

No final de março, lideranças do povo Karipuna se reuniram com a presidência da Funai para pedir o reforço da atuação do órgão nas áreas indígenas do estado de Rondônia. Na época, os representantes denunciaram o aumento das invasões ao longo de 2022.

Raphael Lacerda: Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.