Nesta quarta-feira, 10, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que determinou a Polícia Federal (PF) abra uma investigação para apurar supostos esquemas de manipulação de jogos das séries A e B do Brasileirão para favorecer apostadores.
“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, anunciou o ministro.
Vale lembrar que o Ministério Público de Goiás (MP-GO) formalizou uma denúncia contra 16 pessoas pelo envolvimento na manipulação de lances em oito jogos da Série A de 2022. Até o momento, sete atletas se tornaram réus.
As manipulações também ocorreram em jogos da Série B de 2022. Por exemplo, o jogador Fernando Neto, que na época defendia o Operário (PR), admitiu ter sido prometido R$ 500 mil em troca de tomar um cartão vermelho durante uma partida.
Por sua vez, a CBF informou a imprensa que não vai paralisar as séries A e B do Brasileirão. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, declarou que vai conversar com representantes da Fifa para discutir formas de punição aos atletas envolvidos.