O Ministro da Justiça, Flavio Dino, falou sobre esse tema
Nesta terça-feira, 9, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino (PSB-MA), esteve em sessão da comissão de segurança pública no Senado Federal, e afirmou que o Governo Federal irá instalar um novo comando nas terras Yanomamis para retirar garimpeiros e criminosos.
Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami, enfrenta uma crise sanitária sem precedentes, causada pela forte presença de garimpeiros – no ano de 2022, a exploração de minérios avançou 54% na região. Esse avanço desenfreado causou doenças, devastação ambiental e conflitos armados, com mortes e violência.
A previsão do governo é colocar no local dois delegados da Polícia Federal, um general do Exército e um brigadeiro da aeronáutica, com intuito de fiscalizar e proteger a área. O objetivo é atuar em duas frentes: com serviços de saúde e na repressão aos garimpeiros que ainda permanecem no território.
Além da troca de comando, o Ministério da Justiça já enviou 475 militares e policiais para reforçar a segurança na região.
“Foram feitas janelas de saída, a imensa maioria saiu, mas alguns ficaram exatamente porque estão armados. E aí, infelizmente, nós temos momentos em que o poder coercitivo do Estado é necessário. Queremos sempre o caminho conciliatório mas, quando necessário usar a força, a PRF, a PF, a Força Nacional, as Forças Armadas têm não só a necessidade como a imprescindibilidade de usar a força, e é isso que tem acontecido”, disse o Ministro ao ser questionado pela ex-ministra Damares Alves.