O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), admitiu que foi o próprio Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, que indicou o nome do secretário-executivo, Gabriel Galípolo, para assumir a diretoria de Política Monetária do BC.
“Eu estava no G20, na Índia, fomos almoçar juntos [Haddad e Campos Neto], e foi a primeira pessoa que mencionou a possibilidade do Galípolo ir para o BC no sentido de entrosar as equipes do BC e Fazenda”, disse o ministro em entrevista coletiva.
Vale lembrar que Galípolo foi indicado para assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central na tentativa de “conciliar” uma suposto harmonia entre política fiscal (Fazenda) e monetária (Banco Central).
Ainda sobre Galípolo, Haddad disse que ele “é uma pessoa da nossa absoluta confiança que nunca teve militância partidária e é uma pessoa conhecida do mercado”.
“O Galípolo foi presidente de banco, é conhecido dos economistas, é coautor de todas as políticas públicas que estão sendo endereçadas ao Congresso Nacional”, emendou.