Xinhua – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, reuniu-se com o embaixador dos Estados Unidos na China, Nicholas Burns, em Beijing, na segunda-feira.
As relações China-EUA são de grande importância não só para os dois países, mas também para o mundo, disse Qin, observando o importante consenso alcançado durante o encontro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden, em novembro do ano passado, em Bali, na Indonésia.
No entanto, uma série de palavras e atos errados do lado dos EUA desde então minou o ímpeto positivo das relações China-EUA duramente conquistado, interrompeu a agenda de diálogo e cooperação planejada e esfriou novamente as relações bilaterais, disse Qin.
“A principal prioridade é estabilizar as relações China-EUA, evitar uma espiral descendente e prevenir a ocorrência de acidentes entre a China e os EUA. Isso deve ser o consenso básico entre os dois países e é também a linha limite que deve ser mantida quando se trata das relações entre Estados, especialmente os laços entre dois grandes países”, acrescentou Qin.
Qin disse que a China seguirá os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha propostos pelo presidente Xi Jinping ao lidar com as relações China-EUA, e pediu que os EUA reflitam profundamente e trabalhem com a China para que os laços voltem aos trilhos.
Os EUA devem parar de prejudicar os interesses de soberania, segurança e desenvolvimento da China, lidar corretamente com a questão de Taiwan em particular, abster-se de esvaziar o princípio de Uma Só China e parar de apoiar ou tolerar as forças separatistas de “independência de Taiwan”, disse Qin.
Ele acrescentou que incidentes acidentais nas relações bilaterais devem ser tratados de maneira calma, profissional e pragmática para evitar novos choques nas relações entre a China e os EUA.
Qin expressou a esperança de que o embaixador Burns tenha mais contatos, mais intercâmbios e mais reflexão na China, e faça esforços construtivos para servir de ponte entre a China e os EUA.