Nesta terça-feira (9), o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, chegou na Ucrânia para conversar com Volodymyr Zelensky. A intenção da viagem é conversar sobre um possível acordo de paz entre Putin e o presidente ucraniano.
Celso Amorim é um dos nomes brasileiros mais conhecidos na política internacional. Ele já foi Chanceler nos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso, além de ter ocupado o Ministério da Defesa na gestão Dilma Rousseff.
Em coletiva ao lado do primeiro-ministro dos Países Baixos, o presidente Lula comentou sobre o papel importante que a experiência do ex-chanceler pode ter nas negociações de paz.
“Hoje o Celso Amorim chegou na Ucrânia, ele já tinha ido à Rússia, ele viajou 12 horas de trem para poder chegar. Eu espero que o Celso me traga não a solução, que ele me traga indícios e soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz”.
Amorim foi à Rússia conversar sobre um possível tratado de paz no início de Abril. Em entrevista a CNN Brasil durante a missão, ele afirmou que existe possibilidade de uma negociação.