De acordo com uma pesquisa do Washington Post-ABC News, Biden enfrenta desafios na sua campanha de reeleição. Seus índices gerais de aprovação caíram, mais americanos duvidam de sua capacidade mental para governar o país e seu apoio contra os principais adversários republicanos é muito mais instável do que há quatro anos.
Segundo a pesquisa, Biden está 7 pontos atrás de seu antecessor em uma hipotética disputa para as eleições gerais de 2024. Os entrevistados foram questionados se “definitivamente” votariam em Trump ou Biden, “provavelmente” votariam em Trump ou Biden, ou votariam em outra pessoa ou não votariam.
Entre os que “definitivamente” preferem um candidato ao outro, Trump lidera Biden por 36-32. Mas quando esses votos “prováveis” são adicionados à contagem, a margem de Trump aumenta para 7 pontos –já que ele tem uma vantagem de 45-38 sobre Biden.
Biden anunciou sua campanha de reeleição há apenas duas semanas com um vídeo destacando o ataque ao Capitólio, e concentrou-se nos esforços republicanos para restringir ainda mais o acesso ao aborto, limitar os direitos LGBTQ, proibir livros e alterar currículos de história escolar
A pesquisa aponta que o presidente se sairia minimamente melhor se o candidato republicano fosse o governador Ron DeSantis, da Flórida. O democrata está empatado com DeSantis por 32 votos a 32 entre os que “definitivamente” apoiam um determinado candidato. Mas quando a categoria “provavelmente” é adicionada, DeSantis avança por 42-37.
Atualmente, Trump lidera um campo ainda em formação de candidatos à indicação republicana, recebendo cerca de duas vezes mais apoio do que o governador da Flórida, Ron DeSantis.
No entanto, o ex-presidente carrega em sua bagagem uma maioria dizendo que ele deveria ser acusado criminalmente pelos casos envolvendo esforços para anular os resultados da eleição de 2020, eventos que levaram ao ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA por uma multidão trumpista e seu manuseio de documentos classificados.