A aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin para ser um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o jornal Estado de São Paulo.
Zanin ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Lewandowski se aposentou ao final do mês de abril
“Lula manifestou intenção de indicar o advogado em conversas com vários interlocutores, recentemente, e não escondeu a contrariedade com os fortes ataques a Zanin por parte de petistas”, diz a reportagem.
Por vários setores da sociedade, mesmo dentro do PT, Lula foi pressionado a indicar uma mulher negra para o mais alto tribunal do país e Zanin tem sido atacado por ter sido o advogado de Lula no processo da Lava Jato e também no processo do triplex do Guarujá.
Em reunião reservada com empresários no final do mês de abril, logo após a aposentadoria de Lewandowski, em Lisboa, Portugal, o presidente disse não estar preocupado com possíveis repercussões negativas de sua escolha.
Paulo
08/05/2023 - 23h30
Lula quer pagar a Zanin com a indicação. Isso é uma “ação entre amigos” muito mal explicada…Isso não constrói…
William
08/05/2023 - 17h15
Sem impessoalidade pois além de advogado há anos é amigo pessoal…
Dito isso não teria nenhum problema um Presidênte indicar uma pessoa próxima se as indicações dos minsitros do STF não fossem somente prerrogativa do Presidente da República mas de todas as partes envolvidas no processo democratico.
O problema é que o Brasil não é uma democracia mas uma “democratura” de terceira categoria que não corrige os próprios erros e anomalias…
Como sempre a culpa não é de quem chega em Brasília mas dos brasileiros.