Algumas fontes do Palácio do Planalto confirmaram que a presidência de Joe Biden solicitou a intervenção de Lula para convencer a China a ajudar um projeto de operação de paz da ONU para o Haiti.
Os norte-americanos estariam extremamente preocupados com a crise que assola o país e teriam interesse em restabelecer a missão internacional. Para tal, irão precisar de uma aprovação no Conselho de Segurança da ONU. No entanto, com a guerra da Ucrânia deteriorando as relações diplomáticas entre as principais potências, pode ficar nas mãos do Brasil o trabalho de criar pontes entre os EUA e a China.
O governo Lula já deixou claro o desinteresse em enviar soldados ao Haiti, como fez por mais de uma década, já que, atualmente, não existe uma relação sólida entre as Forças Armadas e o Executivo para se pensar em um novo projeto de exterior.
Agora, a esperança norte-americana é de que o governo brasileiro atual, que tem uma boa relação com a China, possa viabilizar um diálogo para uma futura resolução na ONU, mesmo os chineses tendo adotado posturas críticas em relação à política externa americana.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!