O feto de plástico dado pela senadora Damares Alves (PL-Republicanos) na semana passada ao colega Eduardo Girão para tentar constranger Silvio Almeida, seu sucessor no Ministério dos Direitos Humanos, não foi exatamente uma surpresa para quem já trabalhou com a ex-ministra.
Servidores relatam que os bonecos de fetos eram dados pela então ministra e exibidos em mesas da pasta durante a gestão dela no Ministério dos Direitos Humanos, segundo informações do portal brasilense Metrópoles.
A prática da gestão de Damares no Ministério era mais um aceno do governo Bolsonaro a entidades antiaborto, contrários o aborto até em casos de estupro e riscos à vida da gestante.
No último dia 27/04, em audiência no Senado, Damares disse para Silvio Almeida: “Eu queria muito, ministro Silvio, que o senhor recebesse de mim e do senador Girão um presentinho. A gente vai entregar para o senhor com muito carinho. Eu vou deixar com o senhor um bebezinho de 12 semanas”.
Poucos minutos depois, o senador Eduardo Girão pegou o boneco e foi até a mesa de Silvio Almeida, que se recusou a receber o item. Almeida ainda passou um sermão no parlamentar, dizendo que recusaria a entrega, em respeito à gestação da esposa.