Mesmo que internada por conta de infecção uma do novo coronavírus, a Ministra do Meio Ambiente declarou à TV Globo que pretende usar os R$500 milhões do fundo Amazônia, que serão doados pelo Reino Unido, para proteção de indígenas e combate ao desmatamento.
Marina definiu com clareza seus objetivos com a verba. A demarcação de terra indígenas, garantia de segurança alimentar dos povos indígenas e ações de desintrusão e combate ao garimpo e ao desmatamento ilegal foram os principais pontos defendidos pela Ministra.
As Terras Yanonami passam por severa crise devido às invasões de garimpeiros. Na última semana, um agente de saúde indígena da comunidade do Uxiu foi morto por garimpeiros.
A verba destinada ao Brasil foi anunciada na sexta (5) pelo Primeiro Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em reunião com o Presidente Lula, que também conversou com o Rei Charles III sobre o tema. “A primeira coisa que o rei disse pra mim foi para eu cuidar da Amazônia. E eu falei: ‘Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. É preciso ajuda e muitos recursos'”, relatou Lula.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!