Governo Lula prevê investimento de R$ 120 Bilhões em energias renováveis no nordeste

Imagem: Hugo Barreto

Objetivo do governo é transformar a região em celeiro de energia limpa e renovável no mundo.

O Governo Lula apresentou, nesta sexta-feira, em reunião do conselho de governadores dos estados do Nordeste, o planejamento de energias renováveis, prevendo um investimento privado de R $120 Bilhões.

O Plano de Investimento em Transmissão de Energia foi divulgado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com diretrizes para alcançar esses valores.

Apesar de existirem as diretrizes, a meta não tem data definida, pois, a ideia é que isso aconteça ao longo dos anos com ajuda do Governo Federal.

— Recebi uma diretriz clara do presidente Lula: transformar o Nordeste no maior celeiro de energia limpa e renovável do mundo. Estamos focados integralmente nessa tarefa. Trabalhamos para viabilizar esse potencial incrível de 30 gigawatts de geração renovável, o que deve destravar mais de R $120 bilhões em investimentos privados na área de geração renovável — disse Alexandre.

Além disso, foi confirmado pelo ministério leilões de transmissão de energia com intuito de ampliar capacidade de escoamento de usinas no Nordeste. Com isso, é aguardado cerca de 36 Bilhões em lotes já para esse ano e 20 Bilhões para o próximo ano.

Vale ressaltar que na última quarta-feira o ministro afirmou, na câmara dos deputados, que o BNDES está analisando aporte de R $20 Bilhões para a finalização de obras na usina nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro.

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.