Preso ou inelegível? Entenda qual pode ser o futuro de Bolsonaro

Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Após ser alvo de uma operação da PF, que investiga uma suposta inclusão de dados falsos de vacinação no sistema do Ministério da Saúde nos cartões de Bolsonaro e sua filha, paira a dúvida do que pode acontecer com o ex-presidente no futuro.

Especialistas ouvidos pelo O Globo afirmam que, caso se torne investigado, Bolsonaro pode responder por até três crimes.

O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Aury Lopes Junior, afirma que três atos são passíveis de criminalização no caso: a inserção dos dados falsos, a solicitação para que os dados tenham sido inseridos e, por fim, o uso de um documento falso.

De acordo com o professor, se acontecer de Bolsonaro se tornar investigado e acabar condenado, ele poderá se tornar inelegível.

No entanto, essa possibilidade varia dependendo da instância na qual o caso será julgado. A Lei da Ficha Limpa prevê a inelegibilidade apenas após condenação por um órgão colegiado.

“Se o documento é verdadeiro, mas as informações inseridas nele são falsas, tem-se em tese o crime de falsidade ideológica. Já se a carteira for inteiramente falsa, o crime seria de falsificação de documento público. Em ambos os casos, a pena é aumentada se o crime é praticado por funcionário público” explica Aury Lopes.

Para Aury Lopes Junior, o ponto principal é investigar qual foi a participação de Bolsonaro na inclusão. De acordo com o professor, o ex-presidente só poderia ser punido caso fosse comprovado que ele pediu ou sabia da falsidade.

Clara Machado:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.