Menu

Copom pede ‘paciência’ com política monetária e mantém Selic em 13,75% 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (03), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – o mesmo patamar desde agosto de 2022. A decisão se deu em meio às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo ao atual nível da taxa […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (03), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – o mesmo patamar desde agosto de 2022. A decisão se deu em meio às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros. 

No comunicado divulgado após o encontro, o Copom pede “paciência e serenidade na condução da política monetária”. O comitê ressalta que poderá “retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”. Ou seja, poderá voltar a aumentar a Selic em outro momento, se necessário. 

“O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária. O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, diz o comunicado.

A cada 45 dias o Copom se reúne para definir a taxa básica de juros da economia. É a terceira reunião do grupo durante o governo Lula. Pela sexta vez, o comitê se reúne e decide pela manutenção da taxa. O resultado era esperado pelo mercado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

03/05/2023 - 23h49

Correção para aqui abaixo: “desde agosto/2021” e não: “desde agosto/2023”.

EdsonLuíz.

03/05/2023 - 23h43

O que me despertou a atenção nesta nota técnica é como uma instituição da importância e seriedade do Banco Central, conduzido por um profissional extremamente sério e competente e que se baseia extritamente na boa tecnica, informada por todos os dados inimagináveis e com diversas modelagens de complexidade enorme tratadas e interpretadas por centenas de outros profissionais economistas ultra-experimentados:: e esta instituição técnica está tão assediada pela má política e tão constrangida por terraplanistas da economia (ou seriam oportunistas ignorantes?) que para divulgar sua decisão, que é o mais baseada em ciência possível em uma área que envolve variáveis subjetivas e muita estatísticas e probabilidades, daí que mais de um dos modelos usados para a tomada de decisão e o principal desses modelos envolve cálculo estocástico com estas variáveis…

… e esta instituição técnica, o Banco Central, em sua nota tecnica, passou a precisar se cobrir de cuidados para evitar melindres, precisando inicialmente ir rodeando e falando bem devagar:: “desculpe-nos, por favor, em ter que tomar a decisão que não é a que vocês terraplanistas da economia, querem que a gente tome. …

“…Nós gostaríamos mesmo de poder fazer o que vocês gritam contra nós exigindo, mas infelizmente, desculpe-nos –pedimos mais uma vez– a modelagem técnica, o SAMBA-Stochastic Analytical Model, outros modelos tratados nos nossos computadores, as análises e interpretações profissionais nos exigem e obrigam, em nome da saúde econômica do país, em nome do bom empresário, em nome principalmente dos empregos e do povo pobre, para preservar o poder de compra dos seus salários, que a taxa básica de juros continue em 13,75%.

Por favor, antes dos senhores terraplanistas de baixo, e antes também que o terraplanista maior de vocês dê um gritão lá do palácio dizendo que é para abaixar os juros porque senão nós estaremos fazendo boicote ao governo dele, queremos dizer que os juros ja estavam nestes 13,75 desde agosto/2023, bem antes de ele assumir o mandato atual, e djzer que nós fomos levantando os juros lá atrás para anular as consequências da gastança do governo anterior e no governo de vocês, que a rigor já teve um pouco de gastança, nós nada mexemos nos juros.

No mais, educadamente,
Vão se ferrar, Cambada de terraplanistas da economia!
Assinado: Banco Central.

Edu

03/05/2023 - 21h29

Enquanto não derem uma bicuda no rabo desse neto da ditadura, ele continuará SABOTANDO. Foi pra isso que esse RATO foi colocado lá.


Leia mais

Recentes

Recentes