Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipespe, encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), revela que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o mês de abril com aprovação de 52% dos brasileiros. Em março, a aprovação era de 51%. Já a desaprovação fechou o mês de abril em 38% ante 36% no mês anterior.
O levantamento também mostra que a aprovação do Governo Lula ficou acima de 50% em quase todas as estratificações da sociedade. A única exceção foi entre homens (49%) e na faixa entre 25 a 44 anos (48%). Entre mulheres, a aprovação ao governo do presidente chega a 54%, e, entre 18 a 24 anos, bate recorde com 56%.
A pesquisa mostra que os brasileiros estão cada vez mais otimistas com o sucesso do terceiro governo Lula. Isso porque 51% acreditam que ele fará um governo ótimo ou bom. Em dezembro, esse índice era de 46%. Por outro lado, 27% avaliam que o presidente Lula fará um péssimo governo ante 31% registrado em dezembro último.
Por fim, a avaliação “ótimo/bom” do Governo Federal oscilou um ponto para baixo, saindo de 40% em março para 39% em abril. O regular ficou em 28% contra 27% em março e o ruim/péssimo continuou estável, com 28%.
A pesquisa Ipespe/Febraban ouviu, por telefone, 2000 brasileiros maiores de 18 anos, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.