Lula quer acelerar indicação de Zanin ao STF por conta da CPMI

Com receio de perder capital político na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, instaurada para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode acelerar a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

O presidente Lula tem sido aconselhado por auxiliares diretos a acelerar a indicação para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ex-ministro da Suprema Corte Ricardo Lewandowski. O cálculo político no Planalto é que a escolha deve ocorrer em até duas semanas – antes que o governo comece a sofrer desgaste com o andamento da CPMI.

Embora o próprio Zanin tenha evitado contato com parlamentares neste momento, buscando manter-se discreto em sua articulação, interlocutores do mundo jurídico, especialmente advogados com bom trânsito em Brasília, já têm feito esse papel.

Para assumir o posto, o indicado precisa ser aprovado por maioria absoluta do plenário do Senado – ao menos 41 dos 81 senadores. Antes, no entanto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado o submete a uma sabatina.

Charles Nisz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.