Com receio de perder capital político na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, instaurada para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode acelerar a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente Lula tem sido aconselhado por auxiliares diretos a acelerar a indicação para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ex-ministro da Suprema Corte Ricardo Lewandowski. O cálculo político no Planalto é que a escolha deve ocorrer em até duas semanas – antes que o governo comece a sofrer desgaste com o andamento da CPMI.
Embora o próprio Zanin tenha evitado contato com parlamentares neste momento, buscando manter-se discreto em sua articulação, interlocutores do mundo jurídico, especialmente advogados com bom trânsito em Brasília, já têm feito esse papel.
Para assumir o posto, o indicado precisa ser aprovado por maioria absoluta do plenário do Senado – ao menos 41 dos 81 senadores. Antes, no entanto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado o submete a uma sabatina.
Paulo
02/05/2023 - 22h11
As coisas estão se precipitando num ritmo deveras preocupante. É o PL das “fake news”; é o cucaracho argentino já obtendo empréstimo via BRICS com garantia do BNDES; é a indicação de um suspeito – sim, não exagero – para ministro do STF; é a Janja exigindo cargo no Governo (esta eu confesso que não sei se é “fake news”, mas o simples fato de duvidar já demonstra o temor que se apropria de mim); é o Governo Lula cobrando companhia aérea por questão pessoal…Honestamente? O Governo Lula III é o mais temerário do PT, até hoje…
EdsonLuíz.
02/05/2023 - 16h26
Na minha opinião, será um deboche com o Brasil a indicação deste advogado para o STF.
A minha vizinha tem curso de corte e costura e faz muito bem crochê e tricô e não conhece nada de direito constitucional, mas eu prefiro ela do que a indicação do Zanin.
Minha posição de não achar bom o Zanin ser indicado não tem a ver com seus conhecimentos maiores ou menores sobre direito constitucional; e como advogado de porta de cadeia o Zanin se houve muito bem defendendo Lula da acusação de corrupção, mesmo com Lula totalmente errado. Não foi ele que conseguiu a impunidade de Lula, mas foi ele que, como bom advogado de porta de cadeia, pelejou.
Minha posição de não querer o Zanin é porque eu não acho que o STF deva ser uma confraria de protetores de Lula, de Bolsonaro e dos interesses de Bolsonaro e de Lula. E de resto eu não acho que o STF é lugar de protetor de presidente nenhum.
O PT indicava nomes muito bons para o STF nos governos Lula e Lula/Dilma anteriores. Mas depois que foram desmascaradas as armações de petistas eles passaram a usar o STF para coisas piores que os outros.
Lewiandoviski, Tofoli, agora Zanin, e tem o Nunes Marques e o André Mendonça:: não é má vontade não, é porque não dá mesmo para aceitar.
É completamente descabido o presidente indicar para o STF o seu advogado de porta de cadeia. Mais adequado até seria o Lula indicar o Zanin para alguma delegacia de polícia.
Galinze
02/05/2023 - 16h06
Poderia nomear o filho, fica mais fácil.