Conhecido nos bastidores pela sua habilidade política e credibilidade com os aliados, o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), é um dos nomes cotados para disputar a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Além de ser um político agregador, Evandro tem a confiança do atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e foi o responsável por trazer a maioria dos deputados estaduais do PDT para a base do governo Elmano de Freitas, do PT.
Interlocutores do PT confirmam que as articulações para a disputa do próximo ano já começaram. Tanto é que o próprio deputado federal e líder do Governo Lula, José Guimarães (PT), garante que o seu partido terá candidato na capital cearense.
Entre os parlamentares petistas e o próprio Camilo Santana, o nome de Evandro é bem quisto. Porém, o grupo que defende a candidatura da atual deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins ainda não foi consultado sobre o assunto. A própria Luizianne ainda será ouvida.
Recentemente, o deputado estadual De Assis Diniz (PT), disse em um programa de rádio em Itapipoca (CE), que o partido vai conversar com Luizianne. “Vamos conversar com Luizianne e trazer o Evandro para dentro do PT”, afirmou.
Por outro lado, Evandro intensificou uma articulação, feita junto com Camilo, que pode resultar na migração da maioria dos deputados estaduais do PDT para o Republicanos. O presidente estadual da sigla, o empresário Chiquinho Feitosa, já teria dado o sinal verde para Evandro e Camilo, mas ambos ainda precisam acertar os ponteiros com o senador Cid Gomes (PDT).
A ideia é que, com o isolamento de Cid dentro do PDT, o congressista também faça essa migração para o Republicanos e seja um dos cabeças nas articulações das candidaturas nos municípios do Ceará. Logicamente que nesta visão, Cid seria peça fundamental na montagem de chapas entre o PT e partidos aliados, como o próprio Republicanos.