Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro (UB), ele se tornará o primeiro parlamentar a ser sentenciado por difamação desde a promulgação da Constituição de 1988.
A PGR apresentou uma acusação ao STF, no último dia 17, alegando que Moro difamou o ministro do STF, Gilmar Mendes, ao insinuar, em tom de brincadeira, que o ministro comercializava decisões judiciais.
De acordo com a matéria do Metrópoles, Moro refutou as acusações e afirmou que suas declarações foram retiradas de contexto, já que foram feitas durante uma celebração junina de casamento.
Desde 2018, os processos envolvendo parlamentares no STF diminuíram devido à restrição do foro privilegiado. Atualmente, o Supremo apenas julga casos relacionados ao mandato dos legisladores, enquanto antes era comum que eles fossem condenados por crimes cometidos em cargos anteriores, como prefeitos, por exemplo.
Nelson
30/04/2023 - 23h28
Já escrevi algo parecido nesse sítio, mas vou escrever novamente.
–
Darcy Ribeiro, Milton Santos, Paulo Freire e Leonel Brizola, dentre vários outros personagens, dedicaram décadas e décadas de suas vidas à construção de um Brasil do tamanho de seu potencial e de um país onde cada brasileiro e cada brasileira pudesse viver a vida digna a que tem direito.
–
São, portanto, verdadeiros heróis nacionais.
–
No entanto, os órgãos da mídia hegemônica nunca se dignaram, sempre se recusaram, a contar a história desses personagens ao povo brasileiro ou a exaltar a nobre trajetória trilhada por eles.
–
Eu não duvidaria de que, apesar dessa trajetória, Ribeiro, Santos e Freire sejam, lamentavelmente, ilustres desconhecidos para uma parte grande do povo brasileiro. Uma vez que foi governador de dois Estados da federação, Leonel Brizola é bem mais conhecido.
–
Porém, como foi sempre detestado e vilipendiado pelos órgãos da mídia hegemônica, grande parte do povo brasileiro sente aversão por ele, ainda que o gaúcho tenha sido, possivelmente, o melhor governador que o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro já tiveram e marcasse seus governos com o mais profundo compromisso com o povo.
–
Então, se os órgãos da mídia hegemônica nunca se deram o trabalho de divulgar e exaltar a trajetória desses quatro personagens importantíssimos da história brasileira, como deveria eu reagir quando essa mesma mídia passou a me oferecer um certo juiz do Paraná como um herói nacional?
–
Ora, eu tinha, sim, que ligar o meu desconfiômetro, ser prudente e evitar a euforia que se criava e explodia com tal figura. Deveria haver “caroço naquele angu”. E não deu outra.
–
Bem pouco tempo se passou até que pude descobrir – na mídia alternativa, é claro – que o atual senador estava a serviço dos interesses dos Estados Unidos, sendo, portanto, um reles entreguista, um desprezível vendilhão da pátria.
–
Mais um pouco de tempo e passei a conhecer, sempre por meio da mídia alternativa, muito mais da ficha suja desse senador.
carlos
30/04/2023 - 20h23
Esse malandro picareta tentou enganar o TRE de São Paulo ea esposa dele tbm ludebriou TRE, qualquer o Dudu bananinha enganou fácil, fácil e o tal moro enganou fácil TRE do Paraná, lá o grupo de malandro se envolve com filho do ratinho. Outro malandro velho da política Brasileira.