Governo Lula pretende lançar plano emergencial de reforma agraria em Maio, segundo ministro

foto: Priscila Ramos/MST

Paulo Teixeira, responsável pelo ministério do desenvolvimento agrário, declarou em movimento do MST.

Segundo o ministro do Governo Lula, Paulo Teixeira, o presidente deve anunciar em maio um “plano emergencial” de reforma agrária e que o projeto está em fase final de desenvolvimento.

O anúncio foi feito neste sábado,29, em São Paulo, na Feira Nacional da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O projeto não foi detalhado em coletiva, no entanto, o ministro afirmou que a quantidade de assentamentos será maior que os planos realizados nos primeiros anos de governo de Lula, entre 2003 e 2010.

Durante a campanha do ano passado, o então candidato Lula afirmou que, se eleito, determinará medidas para reforma agrária. A reforma agrária vem perdendo espaço no orçamento do governo federal desde 2015, na qual, naquele ano, foram destinados cerca de 2,5 bilhões para o programa.

Vale destacar que no ano de 2021, Bolsonaro reduziu a quase zero o orçamento para reforma agrária. E na tentativa de propaganda de governo no ano de eleição, em 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou de 420 mil títulos de terras, entretanto, a maior parte dos títulos entregues não são definitivos e se tratam apenas de renovação de documentações provisórias.

No mês de abril, aniversário do Massacre de Eldorado em Carajás,PA, em que 19 trabalhadores sem terra foram mortos pela Polícia Militar em 1996, o Movimento dos Sem Terra realizou ocupações e atos para marcar as jornadas de abril. Com isso, os deputados de Direita usaram como justificativa para criação da CPI com intuito de investigar o movimento, mesmo após as áres que foram ocupadas terem sidos liberadas após negociações.

Paulo Teixeira tem contestado a criação da CPI, afirmando que a comissão não tem o que investigar uma vez que, segundo ele, não há atualmente terras invadidas pelo MST. 

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.