Após aprovação do arcabouço em junho ministra acha que todas as condições impostas pelo BC já foram resolvidas
Em entrevista ao Valor, a ministra do Planejamento disse que após aprovação do arcabouço fiscal de maio, na Câmara e no Senado, o BC ficará sem alternativa e para ela: “Não terá mais desculpas para não baixar o juro no Copom”. O comitê de política monetária irá se reunir no no próximo dia 20 e 21 de Junho.
Caso a Taxa de juros permaneça nesse nível, a ministra acredita que “O endividamento iria bater em 90% do PIB em 10 anos.” Além disso, Simone defende a reforma tributária e que, a partir de 2025, o PIB deve aumentar 20%.
Tebet também falou sobre a tensão vivida entre o Governo e o Agronegócio, que convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro a comparecer em uma feira de agronegócios, a Agrishow. E Lula, após saber disso, proibiu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de subir ao mesmo palanque.
“O ambiente está conflagrado por outras razões. Sou do agronegócio e sei que a tensão tem mais a ver com a invasão de áreas produtivas e com a demarcação de áreas indígenas sem a devida compensação”, disse a ministra.