Lula deve nomear Roberto Medronho como novo reitor da UFRJ

Imagem: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O presidente Lula deve nomear o professor Roberto Medronho como o novo reitor da UFRJ. Ele foi o mais votado na consulta à comunidade acadêmica, que aconteceu nesta semana.

Com 29,4% dos votos, a chapa ‘UFRJ para Todos’, liderada pelo epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina Roberto Medronho, venceu a eleição à reitoria da universidade. A professora Faculdade de Química, Cássia Turci, será a vice-reitora. Eles cumprirão o mandato entre julho de 2023 a julho de 2027.

O passo seguinte é a elaboração de uma lista tríplice por um colégio eleitoral, encaminhada o Ministério da Educação (MEC) para homologação. A partir disso, oficialmente, a decisão final sobre o novo reitor a UFRJ passa a ser do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira etapa do processo eleitoral da UFRJ, que é a consulta pública, aconteceu nesta semana, entre terça e quinta-feira. A votação contou com a participação de mais de 81 mil votantes, entre professores, alunos e corpo técnico-administrativo.

A disputa foi entre Roberto Medronho e Cássia Turci, à frente da chapa 10, “UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação”, e Vantuil Pereira e Katya Gualter, da Chapa 20, “Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade”.

Roberto Medronho é médico infectologista e coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus).

Clara Machado:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.