Xi Jinping, presidente da China, conversou, nesta quarta-feira (26), com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pela primeira vez desde a invasão russa em fevereiro do ano passado.
Depois da conversa por telefone, a mídia estatal chinesa confirmou que o país enviará representantes à Ucrânia e concentrará esforços em negociações de paz e um “cessar-fogo o mais rápido possível”. O presidente da Ucrânia publicou no Twitter que o telefonema inédito foi “longo e significativo”.
“Acredito que esta ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”, acrescentou Zelensky, sem dar outros detalhes da conversa.
Reportagem da televisão estatal chinesa CCTV reportou que, na conversa, Xi anunciou que serão enviados representantes chineses para a Ucrânia, para se reunirem com os dois países sobre a resolução da crise entre Ucrânia e Rússia. Não foi detalhado quando essa viagem oficial deve acontecer e quem seriam esses representantes.