Xi Jinping, presidente da China, conversou, nesta quarta-feira (26), com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pela primeira vez desde a invasão russa em fevereiro do ano passado.
Depois da conversa por telefone, a mídia estatal chinesa confirmou que o país enviará representantes à Ucrânia e concentrará esforços em negociações de paz e um “cessar-fogo o mais rápido possível”. O presidente da Ucrânia publicou no Twitter que o telefonema inédito foi “longo e significativo”.
“Acredito que esta ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”, acrescentou Zelensky, sem dar outros detalhes da conversa.
Reportagem da televisão estatal chinesa CCTV reportou que, na conversa, Xi anunciou que serão enviados representantes chineses para a Ucrânia, para se reunirem com os dois países sobre a resolução da crise entre Ucrânia e Rússia. Não foi detalhado quando essa viagem oficial deve acontecer e quem seriam esses representantes.
EdsonLuíz.
29/04/2023 - 13h19
Não pode ter um cessar-fogo!
Tem é que exigir a saída da Rússia ou ajudar a expulsar!
Cessar-fogo no ponto da situação é dizer que Criméia, Donbas, Kherson e todo o território que a Rússia invadiu até agora vai fjcar com ela. Assim, cessar-fogo no ponto da situação é chancelar o roubo dos territórios.
Não cabe NENHUMA negociação com nenhum agressor. Nunca!
●Vocês acham que se alguém estiver dentro de uma sala estuprando nove irmãs e com duas ele já houver feito, cabe negociar para ele fazer só com mais uma e depois ir embora??
>E que não venham com papo de “simplismo” e moralismo” que não há simplismo e moralismo nenhum em não conciliar com estuprador.
●Vocês acham que se ficarem comprovados atos terroristas no “08” e identificados os responsáveis, cabe negociar com eles???
■Então, que conversa de negociação e cessar-fogo cabe na destruição inominável e ocupação que a Rússia está fazendo na Ucrânia?
▪No caso da agressão à Ucrânia cabe é obrigar a Rússia a ir embora, entregar os assassinos culpados para julgamento, cobrar a indenização da destruição de quase um trilhão de dólares que a agressão causou até agora, obrigar a Rússia a fazer a descontaminação de venenos e de minas antipessoais e antitanques que ela espalhou na Ucrânia para matar, dar armas para a Ucrânia se defender e abrigar a Ucrânia protegida na OTAN.
O resto é conversa-fiada para atender os interesses das ditaduras.