Após sancionar lei que prevê aumento de 9% para servidores públicos, válido a partir de Maio, presidente falou sobre novo concursos públicos
Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira, 28, que pretende ampliar o número de concursos públicos pelo Governo Federal, pois, para ele, é preciso “repor aquilo que tinha desaparecido”.
Para o Presidente, o serviço público preciso ser melhorado em todas as áreas e para isso, é necessário, a contratação de novos servidores “para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos, mulheres e homens para fazer o serviço que somente o ser humano pode fazer”, afirmou o presidente.
O chefe de estado participou de cerimônia no Palácio do Planalto em que sancionou o projeto de lei que abre espaço para reajuste de 9% para servidores públicos federais.
Além dele, participaram do evento a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck , e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Esther Dweck confirmou, após o evento, que vai abrir 502 vagas para a Funai (Fundação Nacional do Índio) e que a pasta deve permitir em breve a seleção para o Ministério do Meio Ambiente.
A ministra também informou que o valor previsto no orçamento para a realização do concurso está em torno de R$ 2 bilhões e que a expectativa é anunciar todo o cronograma até o final de maio. Está sendo observado o número de 8,5 mil vagas, embora ainda não esteja fechado