O presidente da Argentina, Alberto Fernández, visitará Brasília na próxima terça-feira para discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles abordarão a busca por mecanismos de financiamento para as exportações brasileiras para a Argentina, devido à escassez de divisas no país vizinho.
De acordo com o Globo, a Casa Rosada, sede do governo argentino, afirmou que não possui informações sobre a viagem de Fernández ao Brasil, no entanto, o governo brasileiro está tomando medidas para preparar a visita. É importante ressaltar que essa visita ocorrerá em um momento de intensificação da crise econômica, financeira, política e social na Argentina.
Fernández já havia programado uma viagem a Brasília para o final de junho e é um dos chefes de Estado que confirmaram presença na cúpula de presidentes sul-americanos, organizada por Lula no formato de “retiro” em 30 de maio. Esse formato torna o encontro mais informal e flexível. Gustavo Petro, da Colômbia, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai, também já confirmaram presença.
De acordo com fontes, Lula e Fernández irão discutir diversos temas da pauta bilateral e regional, incluindo o projeto de reativar a União de Nações Sul-americanas (Unasul).