(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sugeriu nesta quarta-feira que poderia derrotar Donald Trump novamente em uma eventual revanche em 2024, e alertou que o ex-presidente republicano é uma ameaça ao país.
Um dia depois de lançar sua candidatura à reeleição, Biden marcou a ocasião não durante campanha eleitoral, mas em uma entrevista coletiva no Jardim das Rosas da Casa Branca após uma reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol.
Um repórter pressionou o presidente democrata sobre se ele estaria concorrendo à reeleição por acreditar que era o único que poderia derrotar Trump.
“Posso não ser o único, mas o conheço bem e sei o perigo que ele representa para nossa democracia”, disse Biden. “Já passamos por esse caminho antes”.
O vídeo de lançamento de campanha de Biden na terça-feira incluía imagens do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA pelos apoiadores de Trump, e incluía promessas de proteger as liberdades norte-americanas de “extremistas” ligados ao ex-presidente.
Biden disse que concorreu em 2020 por causa do que descreveu como uma ameaça única representada por Trump. Agora, ele diz que sua decisão de concorrer novamente não está ligada a Trump.
“Acho que eu ainda estaria concorrendo se ele não estivesse”, disse Biden sobre Trump, que já anunciou sua candidatura, junto com vários outros candidatos republicanos.