O senador Marcos do Val (Podemos-ES) integrará a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, instaurada por Arthur Lira para investigar os atos terroristas ocorridos em Brasília em 08/01.
A despeito de estar ligado aos acontecimentos do segundo domingo do ano na capital federal e ter sido da tropa de choque bolsonarista entre 2019 e 2022, Marcos do Val será participante da CPMI por conta da cota de sua legenda.
Porém, o senador capixaba tem uma visão diversa dos possíveis desdobramentos da CPMI para o governo. Na visão do parlamentar da oposição, “é inevitável” que a investigação leve ao impeachment de Lula.
“É inevitável que a investigação leve ao impeachment de Lula. Porque já há provas de omissões de dois de seus principais ministros. Tanto o general Gonçalves Dias (GSI) quanto Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) foram omissos na ocasião.
Segundo o senador, “após a CPMI evidenciar essas provas, o governo ficará fragilizado e terá início o processo de impeachment de Lula”, aposta ele.