Os próximos meses não serão tranquilos no Congresso Nacional por conta de diversas Comissões Parlamentares de Inquérito e uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. Até o momento serão 3: sobre o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), sobre o 8 de janeiro, sobre os sites de apostas esportivas e uma para apurar o caos contábil da gigante do varejo, as Lojas Americanas.
E é justamente sobre a CPI da Americanas que parte dos deputados em Brasília tem um mal juízo. Segundo alguns assessores e fontes no Congresso, a CPI não é vista com bons olhos.
Um assessor de um conhecido deputado em Brasília disse de forma enfática mas sem dar muitos detalhes: “a CPI da Americanas é só para extorquir bilionário, não há muito o que investigar ali”.
Brasília está em ebulição.
Paulo
28/04/2023 - 00h03
Os parlamentares não “extorquem bilionários” – embora, aqui e ali, se possa tentar fazê-lo, no varejão (cai quem quer, e a história demonstra que, especialmente, empreiteiros são as “vítimas”). São, antes, extorquidos por eles, porque, exatamente, estão ali a serviço da elite financeira…