Lula é capa do El País; veja o que ele diz

Nesta quinta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi destaque na capa impressa do jornal espanhol El País. O líder progressista esteve na Espanha ontem para se reunir com empresários, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e com o rei Filipe VI.

Na capa, o jornal destacou a frase de Lula: “só os que estão fora da guerra podem pará-la”. A frase faz referência as críticas de Lula sobre a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia, mas pondera que é necessário concentrar esforços para retomar o diálogo entre russos e ucranianos.

Lula já deixou claro que o seu plano é montar um clube de países neutros que possam articular o fim da guerra. “Só quem está de fora pode ajudar a construir uma engenharia capaz de frear essa guerra”, disse o presidente ao El País.

“O Brasil condena porque a Rússia não tem o direito de invadir o território ucraniano. Então os russos estão errados. Ou você alimenta a guerra ou tenta acabar com ela. Para mim é mais interessante falar sobre acabar com esta guerra”, disse Lula.

“E ninguém fala de paz, só eu. Fui falar com Joe Biden, com Olaf Scholz, com Xi Jinping, com Emmanuel Macron. É preciso se encontrar para acabar com esse conflito. E isso só pode ser feito se dois negociarem em uma mesa. É o que eu defendo”, emendou.

Por fim, Lula declarou que a guerra estar ligada a “interesses eleitorais”. “Putin acredita que tem razão, e Volodymyr Zelensky, invadido, tem o direito de se defender. Então, quem vai acabar com a guerra? Preocupa-me que esta guerra esteja ligada a interesses político-eleitorais. Isso já aconteceu outras vezes no mundo e não acho justo que haja uma guerra sem que ninguém construa a paz. Vou tentar fazer isso”.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.