Menu

Lula diz ao El País que Bolsonaro tem participação na tentativa de golpe no Brasil

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não tem dúvidas sobre a participação de Jair Bolsonaro (PL) no plano golpista que resultou nos atos terroristas do dia 8 de janeiro, quando extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. “Não tenho […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não tem dúvidas sobre a participação de Jair Bolsonaro (PL) no plano golpista que resultou nos atos terroristas do dia 8 de janeiro, quando extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

“Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe. Isso ia acontecer desde o primeiro dia da minha posse, mas como havia muita gente, ele esperou uma semana”, disse o presidente na entrevista.

“Vi tudo na televisão, agrediram o Palácio do Planalto, houve negligência por parte de quem guardava e entrava no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio. Agora há pessoas na cadeia. Procuramos também quem financiou, quem pagou, por exemplo, os veículos que transportaram [os bolsonaristas]. Agora, o secretário de Segurança de Brasília [Anderson Torres] está preso”, lembrou Lula.

O presidente também revelou que se convenceu de que “tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe”.

“Ele foi alvo de 34 acusações e mais serão feitas, principalmente em processos internacionais. Ele é acusado da morte de mais de 300 mil pessoas, por causa das mais de 700 mil que morreram no Brasil [na pandemia], ele é responsável pela morte de mais da metade por não ter comprado as vacinas necessárias e por comprar medicamentos que são inúteis”.

Por fim, Lula lembrou que é preciso “salvar a democracia em todo o mundo” da extrema-direita. “Não é só no Brasil. Temos de salvar a democracia em todo o mundo, porque há também a extrema direita na Espanha, em Portugal, na França, na Alemanha”.

“Somente com a democracia o direito do povo de ir e vir pode ser estabelecido, somente com ela um metalúrgico pode se tornar presidente da República. A Espanha sabe o que é autoritarismo. Em Portugal havia apenas oito pessoas fazendo barulho nesse dia. Não sei como essas pessoas se sentiriam quando conversassem com seus filhos se os vissem na TV nesse papel ridículo. O que vemos às vezes com a extrema direita é barbárie, vimos isso com Hitler. Isso é fascismo e pode existir em qualquer país do mundo”, finaliza.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Ferreira Bastos

27/04/2023 - 11h41

Além do drogado ter participação no golpe, todos os bolsonaristas que também são drogados, participaram do golpe.

EdsonLuíz.

27/04/2023 - 10h53

■Sim! Bolsonaro tem mesmo participação na tentativa de Golpe no Brasil!

●E Lula e Xi Jiping têm participação no Golpe em curso na Ucrânia!
▪Quando tramava o Golpe e na tentativa que culminou no “08deJaneiro”, Bolsonaro visitava Putin, os dois se amavam nas reuniões internacionais, em parceria isolada da maioria dos paises democráticos, faziam acordos por fertilizantes e óleo diesel…

▪●E Vladimir Putin e a Rússia se calaram com o “08deJaneiro”!!!!
▪●E Xi Jiping e a China também se calaram com o “08deJaneiro”!!!!!!!!!!!!!

E agora, vemos Lula ainda mais ativo na defesa do Golpe das ditaduras da Rússia, da China, do Irã, da Vsnezuela, da Nicarágua, da Voreia do Norte…
….na Ucrânia!!!!

E ainda ferrando a Ucrânia dizendo que ele faz pela paz!

Que vergonha!
Que vergonha!
Que vergonha!
■A maior vergonha que eu sinto nisto é com Lula?
▪Não! Lula está apenas sendo Lula e não me surpreende. A minha grande vergonha é mais com….os lulistas!


Leia mais

Recentes

Recentes