O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) tem a primeira deflação em 12 meses desde 2018. É a primeira vez que a taxa em 12 meses fica negativa. Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (27).
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) é um indicador de inflação que mede a variação dos preços de bens e serviços do mercado brasileiro, ele tem o objetivo de acompanhar as variações e fornecer dados sobre a inflação do país.
O indicador leva o nome de “inflação do aluguel” porque serve de parâmetro para o reajuste de contratos, como os de locação de imóveis. Além das flutuações dos preços ao consumidor, o índice acompanha o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.
No mês, o índice teve queda de 0,95%, depois de ter registrado variação positiva de 0,05% no mês anterior, e contra recuo de 0,74% esperado em pesquisa da Agência Reuters, divulgada pelo g1.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, apresentou deflação de 1,45% em abril, depois de cair 0,12% no mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,46% em abril, de 0,66% no mês anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou a subir no período 0,23%, depois de alta de 0,18% em março. O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!