A montadora chinesa GWM (Great Wall Motor) anunciou na tarde desta quinta-feira (27) a data de início da produção de automóveis da marca no Brasil. Em cerimônia com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), na planta da empresa em Iracemápolis (SP), a GWM anunciou o início das operações para 1º de maio de 2024.
De acordo com o vice-presidente, “A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”.
A produção começa com dois modelos: a Poer, primeira picape híbrida flex confirmada para o Brasil, e também um SUV. Os modelos são inéditos em nosso mercado, informa a fabricante chinesa -os SUVs Haval H6 GT e Haval H6 Permium- híbridos a gasolina e atualmente importados da China, já são comercializados no Brasil.
Os planos da GWM é de que a fábrica de Iracemápolis tenha sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para 100.000 unidades anuais. Segundo a montadora, seriam gerados 2.000 empregos diretos.
A marca pretende, além de atender ao mercado nacional, exportar veículos eletrificados para toda a América Latina a partir da produção no interior paulista. A fábrica brasileira será a quarta base completa de produção da GWM no mundo e a primeira fora da Ásia.