Em seu discurso feito em Madri, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e bancos públicos brasileiros vão voltar a fazer empréstimos para promover o crescimento econômico no país.
Este foi o último discurso de Lula em sua viagem na Europa, recheado de críticas a Jair Bolsonaro e comentários sobre a Guerra da Ucrânia. Durante o pronunciamento, o presidente mencionou as expectativas para o crescimento econômico no país e afirmou que não acha errado fazer dívidas para criar novos ativos e que “se tiver que fazer dívida, vamos fazer dívida”. Além disso, pontuou que o problema seria criar dívidas para pagar antigas despesas.
O presidente pontuou, novamente, que não pretende vender empresas estatais e que prevê parcerias com empresários.
“Precisamos convencer os empresários brasileiros a fazer investimento na Espanha e convencer os empresários espanhóis a fazer parcerias, a investir no Brasil. Nós não vamos mais privatizar nenhuma empresa. Não vamos vender patrimônio público para pagar dívida”, afirmou.
EdsonLuíz.
26/04/2023 - 15h04
Lula, você já fez isso de gastar sem responsabilidade. Sabe o que aconteceu?
▪Sabe! Você sabe, sim!
-Você afundou o Brasil em um buraco econômico e o Brasil está neste buraco até hoje, Lula.
Os economistas Henrique Meireles, Ilan Goldfajn e Mansueto Almeida, durante o governo Temer, colocaram um pouco de terra para diminuir o buraco econômico que você cavou, Lula, mas veio depois o Bolsonaro e em 2021e2022 cavou de novo e retirou o aterro que colocaram no buraco.
Com a terra que Bolsonaro tirou do buraco econômico que você cavou de 2007a216, Lula, ele ficou mais fundo ainda.
E eu já estou vendo você com enxadas, pás, escavadeiras… Parece que você está se preparando para cavar mais ainda o buraco econômico que você começou a cavar em 2007 e deixar ele mais fundo. Assim você vai enterrar o Brasil de uma vez, Lula.