Na noite desta terça-feira, 26, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de mais de 200 terroristas bolsonaristas que foram presos no 8 de Janeiro. O ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar e decidiu pelo recebimento das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados.
Vale lembrar que essa é a segunda remessa de terroristas que chega para análise da Suprema Corte. Na primeira, cerca de 100 acusados se tornaram réus após a maioria do plenário do STF acompanhar relator do caso, o próprio ministro Moraes.
Ao todo, a PGR formalizou denúncia contra 1.390 bolsonaristas pelos atos terroristas, sendo 239 no grupo dos executores, 1.150 no grupo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.
No caso desta votação da segunda remessa de terroristas envolvidos nos atos, vai até às 23horas e 59 minutos da próxima terça, 2. Na votação virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.
De acordo com o STF, das 1,4 mil terroristas presos no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os outros foram postos em liberdade por não representarem mais riscos a sociedade e o inquérito.