Ainda durante sua passagem pela Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Jair Bolsonaro ainda será julgado por um tribunal internacional pelo genocídio orquestrado pelo seu governo durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
“Eu acho que não teve no mundo um presidente negacionista como o presidente do Brasil”, disparou Lula. O chefe de estado brasileiro apontou Bolsonaro como responsável por “pelo menos metade” das mortes pelo vírus no Brasil, que já passaram de 700 mil.
“Um dia esse homem vai ter que ser julgado num tribunal internacional pela chacina que aconteceu no nosso país”, declarou Lula ao lado do primeiro-ministro Pedro Sanchez.
O presidente também lembrou que Bolsonaro defendeu abertamente o uso da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid e afirmou que o ex-inquilino do Planalto atrasou a compra de vacinas, contribuindo para a morte de milhares de brasileiros.
Por fim, o chefe de estado brasileiro não deixou de lembrar que o Brasil “desapareceu” do cenário internacional e criticou duramente o governo do ex-presidente Michel Temer. Lula voltou a dizer que o país “está de volta” para “construir parcerias”.