O assessor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse com todas as letras que a Ucrânia “legalmente tem o direito” de “destruir tudo” na Crimeia, nas repúblicas de Donetsk e Lugansk (DPR e LPR), territórios da Rússia.
“Por que a Ucrânia, que hoje depende totalmente da cooperação total com parceiros em relação às armas e como as usamos, e que missão militar cumpriríamos com um ataque [em Moscou]?”, questiona.
“Temos nossos objetivos prioritários … O que nos é garantido pela lei internacional, ou seja, legalmente, temos o direito de destruir tudo no território da Crimeia, nas regiões de Lugansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson. Não há uma única alegação legal aqui contra nós”, disparou Podolyak durante entrevista a uma TV ucraniana.
Vale lembrar que no final de setembro, no ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, e os representantes de Lugansk e Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, assinaram acordos de adesão a federação russa, após referendos populares.
A Crimeia foi reintegrada a Rússia em 2014 após uma decisão popular onde a maioria esmagadora da população votou por entrar na Federação Russa.