O ex-presidente irá depor, nesta quarta-feira (26), no inquérito que investiga os autores intelectuais dos atos do dia 8 de janeiro. Bolsonaro foi incluído no inquérito após ter compartilhado, dois dias depois da eleição, um vídeo em que dizia, sem apresentar provas, que a eleição foi fraudada pelo Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral.
O depoimento está marcado para 9h. É o segundo depoimento do ex-presidente após voltar de uma viagem, de 3 meses, nos Estados Unidos. O Primeiro depoimento foi dado no dia 5 de abril, para apurar o caso do escândalo das joias sauditas.
De acordo com o jornal O Globo, esses serão alguns pontos que Bolsonaro terá que explicar em seu depoimento:
Vídeo Compartilhado
O vídeo foi compartilhado em suas redes sociais dois dias após o segundo turno da eleição. A fake news questionava a eleição sem apresentar nenhuma prova. Horas depois, o vídeo foi apagado.
Minuta Golpista
Documento foi encontrado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento dizia que o governo poderia aplicar um golpe de estado para alterar as eleições.
Acampamentos Bolsonaristas
O presidente pode ser questionado por não ter se manifestado à respeito dos acampamentos antidemocráticos.
Viagem para os EUA
O presidente, provavelmente, terá que explicar o motivo de viajar para os EUA no dia 30 de dezembro. O ex-presidente viajou dias antes dos ataques golpistas do dia 8.
Contatos no Brasil
Durante os meses de viagem, o presidente terá que informar com quem manteve contato no Brasil.