O novo relator dos casos relacionados à operação lava jato, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é o desembargador Loraci Flores, indicado por Bolsonaro no último ano. O cargo da relatoria foi transferido após o afastamento de Malucelli, que tinha familiares envolvidos no processo.
Loraci entrou no TRF-4 em novembro do ano passado, na lista dos 12 nomes enviados por Jair Bolsonaro para compor a corte.
Loraci Flores também tem familiares ligados à operação lava jato. Ele é irmão de Luciano Flores, delegado da Polícia Federal responsável por grampear a ex-primeira-dama Marisa Letícia em conversas pessoais que chegaram a ser divulgadas em jornais.
O afastamento de Malucelli dos casos do TRF-4 se deu por motivos de “foro intímo” e por proteção à integridade física e moral de sua família.
O magistrado é pai do advogado João Eduardo Malucelli, sócio do ex-juiz Sergio Moro em um escritório de advocacia.
A decisão foi tomada depois de Malucelli restabelecer a prisão preventiva de Roberto Tacla Duran, advogado que trabalhou para a Odebrecht, após o Supremo Tribunal Federal ter suspendido as ações penais contra ele.