A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), usou suas redes sociais para detonar as explicações dadas pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre a permanência da alta taxa de juros no Brasil.
“Lá vem Campos Neto fazendo política, adora dar entrevistas e fazer palestras, o que não é papel de presidente de Banco Central. Hoje pelo menos foi ao Senado para prestar contas, mas continua falando besteiras. O papel dele é controlar a inflação. São quase dois anos sem atingir a meta, mesmo com juros estratosféricos. Senado precisa tomar providências”, escreveu a petista.
Mais cedo, o presidente do BC disse que não sabe quando a taxa Selic vai cair, já que segundo ele, tem apenas um dos nove votos do Comitê de Política Monetária (Copom).
“Tomaremos uma decisão técnica, olhando todos os fatores, e as coisas estão caminhando no sentido certo”, declarou durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Campos Neto foi questionado pelos parlamentares sobre se a aprovação do novo arcabouço fiscal seria suficiente para cair os juros. Ele respondeu que a questão fiscal tem peso na avaliação do BC. “A parte fiscal faz com que as expectativas de inflação caiam, isso aconteceu quando foi aprovado o teto de gastos”, explicou.
Patriotário
25/04/2023 - 21h28
Em um estado cantamindo por almas penadas nazistoides, cadelas de milicianos, Gleisi é um oásis de caráter e vergonha na cara.
Esses alemães do sul latem e abanam rabo
belwan
25/04/2023 - 17h46
Vergonha para o estado do Paraná
EdsonLuíz.
25/04/2023 - 14h16
Então, por desagravo a Roberto Campos Neto, que me surpreendeu ainda mais com sua integridade que com sua imensa competência como economista ao defender a moeda brasileira da desvalorização provocada pela gastança de Bolsonaro e agora, com o novo governo, está dependendo e esperando que o governo Lula5 comece pelo menos a governar, que para a economia do Brasil este governo ainda não começou, para que o Banco Central possa medir as políticas de Lula na economia e avaliar, por critérios politicos técnicos e não por criterios politicos populistas como os de Gleisi e de Lula, se vai ser possível baixar a taxa de juros sem que a inflação.suba.
Se um técnico aplica políticas que ajudam a inflação a subir, ele, com seu erro, passa a ser o culpado pela perda de salário do trabalhador. O Roberto Campis, até agora, está sendo impecável na defesa da moeda. Só não está pidendo fazer mais pirque o governo federal, desde 2021, não está ajudando.
Para os juros caírem não é só o responsável pelo Banco Central chegar em sua mesa, dar uma canetada e determinar:: -0,25% de juros hoje; novamente -0,25% de juros amanhã…
Se um presidente de Banco Central fizer isso ele destrói a moeda, destrói a economia e ferra com o trabalhador, principalmente com o mais pobre.
Para os juros descerem ou os juros subirem, depende do que faz o Presidente da República, e não do que faz o Presidente do Banco Central.
▪Lula/Dilma fizeram gastança lá atrás, veio inflação e os juros subiram;
▪O governo Temer fez algumas reformas e alguma contenção, caíu a inflação e os juros puderam cair;
▪Bolsonaro fez gastança, veio inflação e os juros tiveram que subir;
▪Lula5 até agora não fez nada na economia e os juros estão parados.
E quando o governo Lula5 apresentar algumas políticas econômicas, isso não significa que mecanicamente a taxa de juros ja pode ser baixada.
▪Primeiro é preciso esperar o tempo necessário para medir os efeitos das iniciativas do Lula5 na economia para saber se foram bons ou se foram ruins para a inflação (Mediros efeitos! Não é adivinhar os efeitos!):::
▪Depois que puder medir os efeitos das iniciativas que Lula5 tomar (como está demorando: já perdemos meio ano!):::
-Se os efeitos forem bons e a inflação baixar, os juros também podem ser diminuidos;
-Se os efeitos forem ruins e a inflação subir, os juros terão que subir mais ainda.
A economia depende do Governo Federal, de como ele arrecada, de como gasta e de como planeja e regula a economia.
A economia, a inflação os juros, estas são cousas que dependem do Presidente da República!
Já o papel do Banco Central e do seu Presidente é proteger a moeda de Presidentes da República doidões como Lula e Bolsonaro e assim proteger os Pobres, os Bancos, os Fundos de Pensão, os Mega-Empresários, os Pequenos Empresários… o papel do Banco Cdntral é defender a economia inteira de doidões como Lula, Bolsonaro e Gleisi.
Mas se eles acertarem e não fizerem doideiras, tudo pode melhorar e o Banco Central vai poder baixar os juros.
Nos governos do PT fizeram muita farra com dinheiro e o país caiu de barriga no chão! No govefno Bolsonaro, de 20221 em diante, a farra de gastos continuou e trpeçamos novamente. Com isso, de Lula para Bolsonaro, dd Bolsonaro para Lula, estamos em um buraco imenso desde 2013, buraco que começou a ser cavado em 2007/2008.
Para mim, o Brasil só consegue sair do buraco se conseguir se livrar de Lula e de Bolsonaro, do PL e do PT.
edsonmaverick@yahoo.com.br
Kleiton
25/04/2023 - 13h20
Arrogante, ignorante, presunçosa… é uma mulher essa coisa aí ou uma jumenta ?