Sputnik – A “bomba financeira” das sanções dos EUA, projetada para atingir a Rússia, provocou uma reação aguda no mundo e acabou por ameaçar o próprio sistema financeiro dos EUA, aponta o canal de televisão chinês CCTV.
“O declínio do status dos EUA no comércio é um resultado objetivo da concorrência no mercado global. No entanto, devido à pressão, os EUA começaram a pôr em prática o protecionismo comercial e a promover uma onda de ‘anti-globalismo'”, avança o artigo.
De acordo com a televisão chinesa, a queda do status dos EUA no comércio internacional significa que o dólar deixou de ser insubstituível: as medidas protecionistas de Washington só incentivam outros países a reduzir o uso da moeda dos EUA.
Ao mesmo tempo, o declínio nas reservas globais de dólares que começou em 2017 “não ensinou nada” aos EUA e, com base em sua posição dominante, Washington foi ainda mais longe e transformou o sistema financeiro em uma “arma”.
“Em fevereiro de 2022, os EUA anunciaram que proibiriam alguns bancos russos de usar o sistema internacional de pagamentos interbancários SWIFT. No entanto, mesmo o golpe desta ‘bomba financeira’ não fez a Rússia entrar em colapso – ela há muito tempo se preparava para se livrar do dólar”, diz a CCTV.
Muitos países que não ousavam agir abertamente por causa do medo de retaliação de Washington entenderam pelo menos duas coisas. “Primeiro, ativos em dólares são uma bomba-relógio que os EUA podem usar para atacar outros países a qualquer momento. Segundo, a retaliação dos EUA pode ser suportada”, diz o artigo.
Como resultado, os países fortalecerão sua autonomia e buscarão ativamente a diversificação de ativos para garantir sua própria segurança econômica. Anteriormente, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia disse à Sputnik que o processo de desdolarização começou e que, mais cedo ou mais tarde, o domínio da moeda norte-americana chegará ao fim.
Marcelo
28/04/2023 - 09h15
Os EUA vai colher o que plantou durante anos.
Miron Parreira Veloso
27/04/2023 - 02h04
Opinião é opinião já que se dá em função da visão pessoal sobre algo em debate que se foca. É possível mudar? Lógico! A exceção só se prende a quem entende ter evoluído o bastante e, por tal, ser inflexível. Ontem via o bolsonarista como um radical, hoje já o enxergo como um idiota. Isso é evolução! Aos que hoje discordam só peço: aguardem, pois, amanhã é um novo dia!🤣
Miron Parreira Veloso
27/04/2023 - 02h00
Onde saiu houe, leia HOJE.
Miron Parreira Veloso
27/04/2023 - 01h54
Opinião é opinião já que se dá em função da visão pessoal sobre algo em debate que se foca. É possível mudar? Lógico! A exceção só se prende a quem entende ter evoluído o bastante e, por tal, ser inflexível. Ontem via o bolsonarista como um radical, hoje já o enxergo como um idiota. Isso é evolução! Aos que houe discordam só peço: aguardem, pois, amanhã é um novo dia!🤣
Nil
26/04/2023 - 11h02
Perfeito. O voto não mudará nada, pois o povo precisa mudar primeiro.
Aurélio
25/04/2023 - 19h14
Edson vc só esqueceu de falar da memoria curta do povo ou a que te convêm.
Vc não citou que o pais foi saqueado por mais de 14 anos pela esquerda. Estou falando de quem furtou o pais, não todos…..
Assim fica fácil…..
Que Deus proteja quem tem esse pensamento de nada.
Lavagem cerebral pura.
E antes de vc falar qualquer besteira, toda politica e suja, sem exceção, nosso Pais é Corrupto. São Gerações para iniciar uma mudança, não pense que no voto vc vai mudar o Pais, que isso e lorota pura……
Abç.
Clério Ferreira Maulaz
25/04/2023 - 08h31
Caro Édson,
Parabéns pelas suas observações. Só quero salientar que todas as mídias, grandes ou pequenas estão a serviço de alguém. Enviesadas. Tá difícil até de assistir jornal. Tempos de guerra.
EdsonLuíz.
24/04/2023 - 09h56
Este ‘ocafezinho…’ publicou um post ontem que era um editorial com um desenho de sua linha e disse que é com tudo passando pela verdade.
Hoje temos esta matéria sobre a Rede Globo. Está certo que esta matéria de hoje publicada aqui sobre a ‘Globo’ é mais opinativa e portanto não cabe sobre ela nenhuma classificação sobre ser mentira ou verdade a não ser por juízos subjetivos e particulares. Afinal, a extrema-direita (ou os vândalos que aqui no Brasil são chamados de extrema-direita*; e a extrema-direita brasileira de fato, esta atua nas sombras e precisa ser identificada, já que não se apresenta) possuem a mesma opinião sobre a ‘Globo’, apenas mudando a percepção ideológica que têm.
Ao opinar sobre suas percepções, esses sabores políticos, à esquerda e à direita, vislumbram que a ‘Globo’ –e de resto toda a grande imprensa– está a serviço de uma ideologia e, para lacrar a opinião, a extrema-esquerda a chama de “Rede Golpe” e a extrema-direita a chama de “Rede Lixo”. São opiniões. Todos podem ter uma opinião. Inclusive a ‘Globo’ tem a sua sobre estes segmentos políticos.
▪*Eu me refiro como vândalos apenas àqueles que invadiram e destruíram sedes de instituições.
Ter una opinião é saudável e não importa se a opinião procede. Tendo ou não procedência a opinião deve ser respeitada.
MAS este ‘ocafe…’ PUBLICAR UMA MATÉRIA DO SPUTNIK logo após aquele editorial sobre falar a verdade??
Um sputnik destes amarga qualquer cafezinho e dispersa a conversa do balcão exatamente porque –e esta afirmação sobre o Sputinik não é opinião:: o Sputinik é uma fábrica de mentiras operada diretamente da Rússia, como as fábricas de mentiras que a ultra-esquerda e a ultra-direita têm aqui no Brasil associadas a seus Mitos populistas.
Esta afirmação sobre o Sputinik não é opinião:: o Sputnik é uma ferramenta de propaganda de uma ditadura, todos sabem!
Edson Luiz Pianca.