Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela, deixou o país a pé e cruzou a fronteira para a vizinha Colômbia com medo de ameaças das autoridades do país local. “Acabei de chegar à Colômbia, da mesma maneira que milhões de venezuelanos fizeram antes de mim: a pé”, disse Guidó em uma nota divulgada em sua conta do Twitter.
Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela em uma tentativa de golpe de estado no ano de 2019. O político foi recebido por autoridades norte-americanas e europeias na ocasião como chefe de estado. Porém, foi abandonado por aliados e pela população venezuelana.
De acordo com o jornal espanhol El Mundo, Guaidó estava em estado de alerta. Conforme informações obtidas pelo jornal na Venezuela, o governo de Nicolas Maduro estaria se preparando para prendê-lo. .
“Nos últimos dias, o regime aumentou suas ameaças contra mim com o único objetivo de me silenciar. Não darei essa chance [ao presidente venezuelano Nicolás] Maduro”, disse ainda Guaidó na carta publicada nas redes sociais.