As chances da CPI do golpe ser instalada na próxima semana aumentaram. Isso aconteceu após o governo, que até então era resistente, apoiar a a instalação da comissão. Porém, para o colunista do ig, Daniel Cesar, quem acredita que a comissão vai ser instala porque o o governo perdeu está enganado. A expectativa é que que o governo utilize a CPI para investigar e condenar os bolsonaristas que estão envolvidos com os atos terroristas.
De acordo com a coluna, membros do governo já estão reunindo provas contra deputados ligados ao ex-presidente. Estão na mira os nomes dos deputados Nikolas Ferreira e Carla Zambelli. Para um deputado do PT, todos os deputados que apoiaram as invasões poderão ser punidos, inclusive, com perda de mandato.
A estratégia do governo será aprofundar a relação do bolsonarismo com os atos antidemocráticos. Para o governo, vazar o vídeo em que o ex-chefe do GSI, Gonçalves Dias, foi visto circulando nos corredores do Planalto no dia dos ataques foi um “tiro no pé” da oposição. A base do governo acredita que isso vai fortalecer mais ainda a relação da extrema direita com os atos de vandalismo.
A coluna do Cléber Lourenço, aqui no O Cafezinho, também mostra as expectativas da oposição para a CPMI. Para a oposição, a os vídeos foram um ‘divisor de águas’ na república e que realmente incomodou o governo. Com visões distintas, o governo e a oposição vão se encontrar em breve na câmara.