O Governo de Minas Gerais descreveu, nesta sexta-feira (21/4), a Inconfidência Mineira como golpe e ressaltou que os inconfidentes não confessaram os crimes.
O perfil oficial nas redes sociais do Governo do maior estado do sudeste, liderado pelo Governador Romeu Zema, do Partido Novo, publicou na data que homenageia Tiradentes e comemora a Inconfidência Mineira, 21, que foi um “Golpe” à coroa portuguesa.
A data sempre é usada como forma de ressaltar o movimento e homenagear Tiradentes, que foi duramente assassinado no movimento que buscava a diminuição dos altos impostos cobrados pelo regime monárquico.
No entanto, o Governo do estado publicou uma mensagem que coloca os participantes, do movimento histórico em Minas Gerais, como criminosos.
A jornalista Miriam Leitão postou em seu twitter a revolta com a postagem feita por um órgão oficial e questionou sobre quais seriam os crimes cometidos pelos membros do movimento.
Vale ressaltar que os únicos crimes cometidos pelos integrantes foram os de Lesa Majestade, crime de traição contra a sua majestade, previstos apenas no regime autoritário colonial.
Patriotário
23/04/2023 - 13h28
Não basta ser canalha, tem de cair de boca, com vontade, salivando.
Assim são as cadelas de ricos. Elas se abrem logo, com o rabinho abanando e piscando em favor dos safados da direita espúria.
Mas vc acha que eles têm vergonha ?
Que nada … tem orgulho dos seus donos, à espera de um osso … ou migalhas, restos de alguma coisa.
João Ferreira Bastos
23/04/2023 - 13h21
Depois de Santos Dumont
Guimarães Rosa
Carlos Drumont
Pelé
JK
Aleijadinho
Dona beja
Hoje minas nos oferece Zema.
Nikole
Salim Mattar
Rubens Menin
Que decadencia
EdsonLuíz.
23/04/2023 - 12h28
O governador Zema é uma prova claríssima do mal que faz um governo do PT e suas gastanças!
O governador mineiro do PT, que teve o mandato antes do de Zema, e.s.t.r.a.ç.a.l.h.o.u as contas de Mi as Geraus e quando deixou o governi os funcionáriis estavam com vários meses de salário atrasado.
Zema vem saneando o que o PT estragou e já conseguiu colocar os salários dos funcionários em dia.
Quem dera depois do PT na presidência da república no Brasil houvesse assumido alguém como Romeu Zema!
EdsonLuíz.
23/04/2023 - 11h27
Eu percebo uma trama para atingir o governador Romeu Zema. Essa trama se agarra em quaisquer coisinhas, e até agora as que eu vi foram coisa que, na verdade, eu vejo como positivas do Zema.
▪Por exemplo::
-Buscaram desgastar o Zema pelo aumento de salário dos cargos comissionados no Estado de Minas Gerais.
•••Ocorre que as contas do Estado de Minas Gerais foram muito enfraquecidas por governos anteriores, os de Aécio Neves e anteriores a ele e completamente estraçalhadas pelo que veio depois de Aécio, que era do PT, e que deixou o Estado com vários meses de salário dos funcionários atrasado.!
Romeu Zema prometeu que só daria aumento quando conseguisse melhorar as contas de Minas Gerais. e colocar o salário dos funcionários em dia. Conseguiu!
Foi um grandíssimo trabalho!
Só agora ele está recompensando que o auxiliou na tatefa do saneamento do Estado até aqui.
E olha que eu acho toluce, mas nem de se aproveitar de salário pidem acusá-lo:: Romeu Zema doou TODO o salário que recebeu como governador!
Sim! Romeu Zema não se corrompeu com a Odebrecht e outras empreiteiras e levou mais dinheiro para casa não. Pelo contrário:: ele doou se salário!
Eu lastimo uma coisa no Zema:: lastimo Zema ter apoiado Bolsonaro no 2° turno. Eu preferia que Zema não apoiasse ninguém, já que entre Lula e Bolsonaro só mudava o nome porque os dois são corruptos e os dous fazem gastança e quebram o Brasil, como quebraram (quase quebraram. O conceito de quebrar um país é bem complexo).
Mas pegar qualidades do sujeito e torcer para perseguí-lo é fascismo! Estão usando até qualidades do Zema para perseguí-lo.
edsonmaverick@yahoo.com.br
Paulo
23/04/2023 - 11h16
Claramente uma nota infeliz, mal redigida, porém na minha leitura sem intenção de desmerecer a Inconfidência, mas tentando “explicar”, de forma obtusa, o perigo que corriam os insurretos, diante do Regime vigente, e a coragem demonstrada por Tiradentes, nesse contexto. Precisa melhorar a comunicação social, esse Zema. Coisa de amadores…
EdsonLuíz.
23/04/2023 - 11h08
Viva Tiradentes!
edsonmaverick@yahoo.com.br
EdsonLuíz.
23/04/2023 - 11h06
Caramba!
Meio que mal escrita, gerando dubiedade de interpretação, esta nota, no entanto, é uma homenagem claríssima a “Tiradentes”!
Tiradentes foi o único dos libertários que assumiu o movimento de inconfidência.
E o que é inconfidência?
▪Inconfidência é infidelidade. No caso, infidelidade para com o Estado extorsivo que era a Coroa Portuguesa. Extremamente extorsivo!
Tiradentes foi o único que assumiu o GOLPE contra o reino abusado português!
GOLPE! Por que o preconceito com a palavra? Por que o termo GOLPE só pode ser usado em comtexto de contestação ilegítima? É possível um movimento de golpe, em uma situação limite, para derrubar um Estado excrescente, como era o reino de Portugal estabelecer o Brasil como Colônia. E Colônia de Exploração, o que pirava tudo!!
Era preciso, naquele contexto, radicalizar e tentar o GOLPE para buscar melhor sorte para o nosso país e estabelecer um Estado legal e legítimo!!
O Movimento de Inconfidência — vale dizer:: Movimento de INFIDELIDADE AO ESTADO português à época– radicalizou e tentou o GOLPE !
Há possibilidade de movimentos de golpes serem legítimos para conjurar contra Estados injustos? Claro que pide e a Conjuração Mineira foi um desses.
A CONJURAÇÃO MINEIRA foi uma tentativa legítima de golpe!
A Nota do governo Zema, embora mal escrita por ter sido feita de modo que levou à interpretação dúbia, é uma homenagem a Tiradentes, que assumiu sozinho e corajosamente que ser Colônia Portuguesa era injusto com o Brasil e por isto ele tentou o golpe. Os outros conjurados, negaram! E Conjuração é feita com juras. Mas Tiradentes assumiu e os outros negaram!
Grande homenagem a “Tiradentes” esta Nota!
▪Viva “Tiradentes!”
Alexandre Neres
23/04/2023 - 08h54
Zems é digno de pena. Se faz de bobo pra sobreviver. Suas relações espúrias com Salim Mattar saltam aos olhos.
Em pleno Dia de Tiradentes, Zema instituiu o prêmio Joaquim Silvério dos Reis, ao conceder a medalha da inconfidência para o temerário e para sejumorto. Esses sim, golpistas até a medula!
William
23/04/2023 - 07h36
Foi dada a resposta:
Vale ressaltar que os únicos crimes cometidos pelos integrantes foram os de Lesa Majestade, crime de traição contra a sua majestade, previstos apenas no regime autoritário colonial