O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro neste sábado, 22, que não vai fazer nenhuma interferência na possível criação da CPMI para investigar os atos terroristas de 08 de janeiro.
“CPI é por conta do Congresso Nacional. Ele decide quando ele quiser decidir. Faça a hora que quiser fazer. O presidente da República não não vota no Congresso Nacional. Eu não voto no Senado, não voto na Câmara. Os deputados decidem.”, disse Lula.
A declaração foi dada durante entrevista a imprensa no Palácio de Belém, sede da Presidência da República de Portugal.
Lula também declarou que somente vai tomar uma decisão sobre o destino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) quando voltar da viagem à Europa. “Sobre o GSI, quando eu voltar, vou tomar a decisão que eu achar mais importante para o Brasil”, afirmou.
O presidente Lula concedeu a entrevista coletiva ao lado do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Ele também lembrou que o Brasil e o restante do mundo estão com suas democracias e suas instituições ameaçadas pela violência política da extrema-direita.
Assista a entrevista completa!
Fanta
22/04/2023 - 17h43
O próprio Presidente da República se tivesse realmente interesse no Brasil e não só no poder deveria ter pedido essa CPI o dia seguinte aos fatos para que fossem apurados, doa a quem doer…mas por se tratar de um rato de nível de esgoto fez o exato contrario.
Edu
22/04/2023 - 16h59
Os argumentos desse pateta seriam boçais se não fossem canalhas.
Lula está preocupado em governar e a oposição que fazer palhaçada e atrapalhar. Vide o comportamento safado dos imbeciloides se direita, nas convocações de Ministros.
Qualquer um que não seja um tremendo safado, sabe disso.
Fanta
22/04/2023 - 16h49
Lula nunca quis porque se aconteceu o que aconteceu nos prédios do próprio governo significa que alguém na previniu e nem fez nada depois para evitar….isso é o óbvio.
O Brasil tem um ministro da Segurança Pública ?
EdsonLuíz.
22/04/2023 - 16h08
Agora!
Só agora Lula fala que é para fazer CPMI a hora que quiser? E por que então ele impediu no quente dos fatos que uma CPMI fosse instalada?
Aliás, não só Lula:: Bolsonaro e Lula não quiseram a instalação da CPMI pedida lá no quente dos acontecimentos pela senadora Soraya Thronicke.