O presidente Lula negou, neste sábado (22), que vá pessoalmente à Kiev e que tenha igualado Rússia e Ucrânia em comentários sobre a responsabilidade dos dois países na guerra. O presidente amenizou as falas sobre o conflito, após ter determinado o envio do ex-Chanceler Celso Amorim, a Kiev. Amorim esteve na Rússia, no início do mês, para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin.
“Eu não fui à Rússia nem à Ucrânia, só vou quando tiver um clima de construção de paz. Nunca igualei os dois países. Todos achamos que a Rússia errou e já falamos isso. Mas precisamos agora que pare a guerra. Ao invés de ficar escolhendo lado, quero escolher uma terceira via”, disse Lula.
Questionado sobre o papel de europeus e americanos para a continuidade da guerra ao armar a Ucrânia, frase dita semana passada em Pequim, Lula afirmou que entende os europeus, mas que o papel do Brasil é tentar negociar a paz: ”Estive com o presidente da Romênia e ele tem 600 km de fronteira com a Ucrânia. Então, compreendo o papel dele tranquilamente. Só quero que as pessoas compreendam o papel do Brasil – afirmou.
Já Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, lembrou do compromisso de Portugal com as políticas da OTAN e União Europeia em relação à invasão russa e declarou que o Brasil entende a posição “diferente” do governo português, que defende que qualquer negociação de paz precisa supor “previamente” o direito da Ucrânia de se defender da agressão russa:
“A posição do Brasil é a que o presidente Lula defendeu. (…) Portugal pensa que não é uma situação justa não permitir que a Ucrânia possa se defender e recuperar território que foi perdido devido à violação territorial”, disse Rebelo. Ao defender uma saída negociada para o conflito, mediada por países neutros, o presidente Lula afirmou que nem russos nem ucranianos querem parar a guerra.
EdsonLuíz.
22/04/2023 - 16h00
■Lula,
▪Você foi à China faz poucos dias e de lá da China e prostrado diante do Ditador-Chefe Xi Jiping você esfolou covardemente a Ucrânia e os países democráticos em geral.
▪Agora, você tem a obrigação de ir pessoalmente à Ucrânia, sentir o drama do que é um país inteiro estar sendo esmagado por uma ditadura que quer impor uma Órdem autoritária e muitos estarem morrendo por lutar contra isto e você os ofender, colocar neles a culpa que eles não têm e ainda querer que eles não ganhem nenhuma arma dos países democráticos para se defenderem.
Aliás, Lula, não tente mudar também a declaração e o apoio que você deu ao endurecimento antidemocrático da Órdem atual e que se soma às outras barbaridades que você sempre defendeu disfarçadamente e que agora está escancarando, como você, o seu “Brasil171″e outros 171 mais repetirem as propagandas mentirosas da Rússia. Ou silenciar enquanto o seu gado repete.
#Vá à Ucrânia e peça desculpas das atrocidades e barbáries antiprogressistas e antidemocráticas que você tem declarado e apoiado, Lula!
EdsonLuíz.
22/04/2023 - 15h42
Lula, você não só igualou como, após igualar, fez gestão pró-ditaduras!
Você negar que tenha feito uma coisa que está registrada, filmada e gravada só confirma você como o mentiroso e manipulador que é.
Se você está sentindo o peso da culpa e pressentindo as consequências de ser cúmplice de ditadores nos ataques às democracias, que você também afrontou, peça desculpas! Não fique de conversinha para enganar Lula. A mim você não engana e eu acho que se simpatizantes que você possuia continuarem a ser enganados por você é porque el@s querem.
Pare de conversinha, Lula!
Pare de enganar!