Após reduzir investimentos em governos passados, a expectativa é que o BNDES volte a olhar para a indústria

Foto: Agência Brasil




De acordo com dados, de um estudo da UFMG e da matéria da Folha, investimentos para setores de ponta caíram 12% nos ultimos 16 anos. Durante o mesmo período, investimentos de baixa complexidade chegaram a subir 10% no banco. O banco se afastou de financiamentos complexos como industria e infraestrutura e começou a focar em distribuição de energia e agricultura.

Entre os governos Lula e Dilma, a maior parte do financiamento dos bancos iam para setores de média e alta complexidade. De acordo com o professor do estudo, após o impeachment, o banco passou a ser usado de maneira mais reduzida.

Os pesquisadores concluíram que, caso não houvesse corte, a produtividade desses locais que tiveram dinheiro cortado poderia ser melhorada. A complexidade é determinada pela diversificação das regiões e das atividades, além de que, as atividades mais complexas precisam de tecnologia de ponta.

As falas do novo chefe do BNDS, Aloizio Mercadante, mostra otimismo em uma nova política em relação ao governos anterior. As expectativas é que o banco foque em economia verde e sustentabilidade, além de voltar a olhar para a industria e empresas de pequeno porte.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.